sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como Evitar as Assaduras no Bebê

As assaduras são muito comuns nos bebês, e seu nome cientifico é (dermatite amoniacal); elas são pequenas inflamações que aparecem na região em torno do ânus, região genital e nas virilhas do bebê. As assaduras precisam de calor, umidade e acidez para se desenvolver. Então as assaduras acontecem quando o cocô do bebê está ácido ou quando o xixi fica em contacto muito tempo com a pele do bebê;  são esses fatores que fazem com que o fungo se multiplique com facilidade.
A região do bumbum do bebê fica quente e úmida justamente por causa da fralda e da urina, então você deve fazer uso de alguma pomada para impermeabilizar a região. Essa pomada deve ser usada em toda a região do bumbum da criança em cada troca de fralda. Existem diversos tipos de cremes e pomadas específicos para prevenir assaduras.
Algumas assaduras podem ser desencadeadas por alguns fungos, por isso é importante que o pediatra seja consultado para que possa diagnosticar exatamente qual a origem das assaduras e assim prescrever o melhor tratamento para o seu bebê.
E não confunda assadura com alergia à fraldas. Quando o bebê está com alergia a fralda toda a região do bumbum fica vermelha e irritada. As assaduras são em locais especificos como citado acima.  Caso ele esteja com alergia a fralda, é bom você trocar a marca da fralda até encontrar uma que não dê alergia nele.

Algumas assaduras podem ser provocadas por fungos, por isso a mamãe tem de estar atenta e cuidar rapidamente das lesões.
Para evitar assaduras, troque sempre a fralda quando o bebê fizer cocô ou ela estiver repleta de urina. Limpe bem o bebê a cada troca de fralda com água morna e um algodão; limpe sempre da frente para trás. Depois de limpar bem, use o creme contra assaduras e coloque uma fralda limpa. Esse é o melhor método de prevenir as assaduras.
O clima também influência no aparecimento das assaduras; a mãe tem que ter uma atenção especial na época do verão e do calor, já que o corpo do bebê fica mais quente e ele também sua mais.
Nessas épocas do ano, você pode deixar ele um pouco sem fralda para que a pele do bumbum possa respirar e secar;  assim a pele ganha uma nova força e fica mais sequinha.Uma boa solução caseira é colocar o seu bebê sentadinho na banheira, com água morna e camomila. Você pode fazer um chá de camomila bem forte com 3 ou 4 saquetas de chá e adicionar a agua da banheira, isso ajuda a aliviar as dores e as assaduras tendem a desaparecer.
Caso ele apresente muitas assaduras, troque a fralda descartável pela de pano já que elas deixam a pele do bebê respirar melhor. A cada limpeza ou banho, não se esqueça de secar bem as dobrinhas do bebê para que ele fique bem sequinho. Seguindo essas dicas, o seu bebê ficará seguro e livre das assaduras.
Pergunte ao pediatra qual a melhor pomada para passar nas assaduras do seu bebê, é sempre mais seguro seguir a indicação médica já que nem toda pomada  é indicada para assaduras. Para lavar as fraldas de pano do seu bebê use sabão neutro e enxague várias vezes, até eliminar qualquer vestígio do mesmo.


Lembre-se: As assaduras nunca devem ser ignoradas pois podem ser indícios de outra infecção que o seu bebê tenha. Por isso fique atenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário