sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os primeiros dentinhos do bebê.

dentinho   A maior preocupação de todos os pais é o bem estar de seus filhos, quanto ao futuro, à educação e a saúde geral. A saúde bucal de seus bebês enquadra se neste conceito e deve ser cuidada desde os primeiros anos de vida, ou seja, antes da erupção de seus primeiros dentinhos. Promovendo assim cuidados precoces, habituando o bebê aos procedimentos de saúde bucal e prevenindo contra o aparecimento de cárie e outros problemas de ordem geral.
Pensando nisto resolvemos orientar e sanar as principais dúvidas dos pais, quanto aos cuidados de saúde bucal de seus bebês com base em questionamentos mais comuns relatados na Clínica do Bebê da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP:


Quando nascem os primeiros dentes de leite?
A criança possui 20 dentes de leite. O aparecimento dos primeiros dentes de leite começa por volta do sexto mês, podendo antecipar ou retardar em alguns casos. Geralmente a dentição do bebê completa-se entre o segundo e terceiro ano de vida.


Qual a importância dos dentes de leite?
Sabemos que os dentes de leite apresentam várias funções, podendo destacar as seguintes:


1. Mastigação: dentes saudáveis favorecem hábitos corretos de mastigação.
2. Fonética: nessa idade os bebês iniciam o desenvolvimento da fala, assim dentes de leite saudáveis e bem posicionados, favorecem o correto desenvolvimento da fala.
3. Estética: uma correta dentição faz parte de um sorriso harmônico.
4. Guia de erupção: Como o dente permanente desenvolve-se próximo a raiz dos dentes de leite, estes mantêm espaço para os dentes permanentes, servindo-lhes como guia de erupção.


Tem algum remédio para acalmar o bebê na época do nascimento dos dentes?
O surgimento dos dentes é uma ocorrência natural, portanto não provoca dor, nem sangramento. Normalmente a erupção dos dentes de leite está associada a certas manifestações locais e sistêmicas.Dentre elas destacamos o aumento da salivação, irritação geral do paciente e sono agitado, episódio de febre, diarréia e coceira gengival.
Os pais devem sempre ser orientados a intensificar a higiene bucal neste período, pois por razões de incômodo à criança, normalmente esta é negligenciada.A manifestação destes sintomas é temporária, e por ocorrer no período em que o bebê está engatinhando e tem o hábito de levar qualquer objeto à boca, podendo ocorrer contaminações.A maioria dos pediatras acredita que estes sintomas são coincidentes com o processo de erupção.
Entretanto, temos verificado que o número crescente deles tem encaminhado bebês com estas queixas receberem avaliação odontológica. Atualmente, não existe comprovação científica desta relação, muito embora acreditemos que a erupção seja um fator coadjuvante para o aparecimento destes sintomas. Realizamos uma pesquisa com o objetivo de apresentar dados sobre a erupção dos dentes decíduos e a ocorrência destas manifestações, em bebês de 0 a 3 anos de idade, assistidas na Bebê-Clínica da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP.
Para tal foram utilizados dados contidos em 1129 prontuários, constando-se 1104 bebês (94,7%) demonstraram algum tipo de manifestação, e em 61(5,23%) nenhuma sintomatologia foi observada pelos pais durante a erupção dos dentes de leite. Dentre os 1104 bebês (94,7%) que manifestaram alguma sintomatologia, 943 (85,42%) apresentaram coceira gengival; 812 (73,55%) irritação; 773 (70,01%) salivação aumentada; 510 (46,19%) febre; 427 (38,67%) sono agitado; 381 (34,51%) diarréia e 282 (25,54%) coriza. Outros sintomas ainda foram relatados pelos pais como vômitos, falta de apetite e inflamação gengival, porém em baixas porcentagens. Os dentes mais envolvidos foram os de baixo da frente (52,44%) seguido pelos de cima da frente (20,48%).
A conduta frente a essas situações deve ser sintomática, incluindo a utilização de antitérmicos, anestésicos locais tópicos e mordedores gelados, além da importância de manter a higiene bucal nesta fase. A recomendação da conduta médica deve ser orientada, pois podem ocorrer enfermidades ao mesmo tempo como infecções de garganta e ouvido, em que a presença da febre é comum.


Quando devo iniciar a higienização da boca do bebê?
A higiene da boca do bebê deve ser realizada antes mesmo da erupção dos primeiros dentinhos, este motivo é pela preocupação de higienizar os dentes e a cavidade bucal do bebê, e também habituar pais e filhos a esta rotineira assistência que favorecerá o estabelecimento de hábitos de higiene em saúde bucal direcionada aos pais que irá gerar a prevenção nos filhos.
Durante o primeiro ano de vida, tais hábitos ainda não estão definidos e caberá aos pais a tarefa de estabelece-los. Para tanto pode ser usada uma dedeira feita de gaze ou fralda embebida em água fervida ou filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Após a erupção dos primeiros dentinhos, deve ser utilizada escova com cabeça pequena, macia, principalmente após as refeições.

Podemos utilizar creme dental nos dentes do bebê?
Quando erupcionam os primeiros dentinhos, pode-se utilizar escova de dente somente molhada em água, mas quando o bebê apresentar todos os dentes erupcionados, o creme dental deve ser utilizado em pequena quantidade, o equivalente a um grão de feijão ou até menos.
Este procedimento deve ser empregado, pois os bebês engolem cerca de 70% do creme dental durante a escovação, como contém flúor, a quantidade ingerida pode provocar fluorose, alterando a estrutura e a cor dos dentes.


A mamadeira e a chupeta podem alterar o posicionamento dos dentinhos?


A mamadeira e a chupeta quando utilizada em um período prolongado prejudica o posicionamento da língua da musculatura bucal e dos dentes de leite e se a criança persistir no hábito, os dentes permanentes. Deve ser planejado eliminar da rotina do bebê a chupeta e a mamadeira o mais cedo possível, até no máximo por volta dos três anos.


Como remover o hábito?


É necessário sempre conversar com a criança, explicando o porquê da remoção, fazendo reforços positivos, motivando com muito carinho, afeto e compreensão. A criatividade também é muito importante neste momento, distrair a criança é fundamental.


Como remover a mamadeira?
Vários métodos são sugeridos, um deles é diluir o leite da mamadeira com água, deixando o menos saboroso, até que fique só água, motivar a criança a usar copo com bico especial. Deve-se observar que a criança muitas vezes está usando o bico da mamadeira só para succionar, sem ter a necessidade de ingerir o leite.


Como remover o hábito da chupeta e do dedo?


Desde o nascimento, a criança não deve ser acostumada há ficar o tempo todo com a chupeta na boca, ela deve ser dada apenas em momentos de tensão; dessa forma, ela não ficará viciada em seu uso. Nunca oferecer mais de uma chupeta por vez e não deixar pendurada na roupa da criança, evitando que fique sempre à sua disposição. Quando o bebê adormecer, remover a chupeta da boca.
Com esses cuidados, naturalmente a criança deixará de necessitar da chupeta. Caso já existam alterações bucais, deve-se procurar o profissional, e o hábito deve ser removido o quanto antes, sempre respeitando a individualidade da criança, procurando mostrar lhe o problema causado e incentivando-a a largar a chupeta. Em relação ao hábito de sucção do dedo, devemos evitar a sua instalação, pois a remoção é mais difícil, já que o dedo está sempre à disposição. Muitas vezes é necessário o auxilio do psicólogo, pois o componente emocional é maior.

Os bebês podem ter cárie?


Sim. O hábito do bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel durante o sono, principalmente á noite, pode provocar a cárie de mamadeira. Por isso a importância da higienização neste período bem como em toda a vida da criança. Este tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois durante o sono o fluxo salivar diminui.
Os primeiros sinais e sintomas da cárie de mamadeira são manchas brancas e opacas que muitas vezes passam despercebidas pelos pais. Podendo evoluir para cavitações extensas e ocasionar a perda do dente.


Fonte: Id med

Nenhum comentário:

Postar um comentário