sexta-feira, 13 de maio de 2011

Teste do olhinho.

stk204350rke O que é o teste do olhinho?

O teste do reflexo vermelho, mais conhecido por teste do olhinho, tem como finalidade investigar precocemente a presença de doenças oculares, oferecendo assim o tratamento imediato de possíveis patologias.
Existe uma lei do Estado de São Paulo — nº 12.551, de 05/03/07 — que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, por maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres do Estado, desse exame gratuitamente.

Qual a importância desse exame? É comparado ao teste do pezinho?

O teste do olhinho é importante, pois fornece informações sobre várias patologias oculares: catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, trauma de parto, tumores, entre outras. Que, quando detectados precocemente, levam a criança aos atendimentos necessários e a uma melhora na sua qualidade de vida.
Ao contrário do teste do pezinho, que é conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), o teste do olhinho não é "famoso" entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato do teste ser realizado somente em alguns Estados e cidades do país.

Como é o procedimento do teste com o recém-nascido?

Esse teste do olhinho pode ser facilmente feito com a emissão de luz sobre a pupila do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio. A luz atravessa a córnea, pupila, cristalino, corpo vítreo e reflete-se na retina sem causar qualquer dano. O reflexo normal tem uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de doenças oculares. Na ausência de reflexo ou em casos de assimetria, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista para fazer outros exames.

O que é possível diagnosticar com o teste?

Fazendo o teste do olhinho evitamos sérios problemas de visão. O importante é fazer o diagnóstico de doenças oculares que podem, inclusive, levar à perda irreversível da visão.

Os bebês prematuros devem fazer o teste também?

Todo bebê prematuro com peso menor de 1.500g ou com idade gestacional menor de 32 semanas deve ser encaminhado ao oftalmologista com um mês de vida para realizar o teste do olhinho. Antes ele não deverá realizar o teste.

Quais as consequências de não fazer o teste?
Fazer o teste é obrigatório, mas, se não for realizado, pode trazer sérios riscos ao recém-nascido, pois impossibilita detectar uma patologia grave que pode ser tratada o quanto antes, diminuindo os riscos da incidência de deficiência visual.

É possível a catarata atingir o recém-nascido?

Sim. A catarata congênita é detectada pelo teste do olhinho, quando apresenta um reflexo vermelho que não é visto de maneira clara ou uniforme.
O diagnóstico precoce desse tipo de catarata é de extrema importância para o bom desenvolvimento da criança, pois, quanto mais precoce o diagnóstico e o subsequente procedimento cirúrgico, nos casos positivos, menor será o dano à acuidade visual provocado pela doença. Assim, um caso de catarata total, eliminada no primeiro mês de vida, provavelmente não deixará sequelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário